segunda-feira, 30 de junho de 2014

Meu manto Sob o Teu manto - Dora Estrela #OlhardaGente





A prosa poética escrita pela Dora Estrela homenageia Fortaleza usando uma linguagem bastante poética. As imagens e figuras utilizadas fazem com que o texto apresente uma estética lírica. 

O texto possui algumas referências, algumas literárias, outras históricas, que nos lembram da nossa cidade. Os filhos da cidade da Luz fazem uma viagem no tempo através dessa referências. A autora as utilizou para que o leitor possa relembrar dos tempos antigos de uma forma nostálgica.

Também fazemos um passeio pelo nosso simbolo mais famoso, o mar. Este que é chamado de mar de Iracema, protagonista do romance mais famoso de José de Alencar. Ele também é relacionado a infância, mostrando como o conceito de nostalgia continua presente durante todo o texto.

Para finalizar, Dora também enumera alguns título pertencentes à Fortaleza, 'Musa generosa dos poetas', 'Loira desposada do sol' e 'Virgem dos lábios de mel', este também título pertencente à Iracema. Texto bastante emocionante, principalmente para nós, filhos da cidade, onde além de a homenagearmos, fomos levados a relembrar nossas memórias mais queridas.


Entrevista com a autora

1- De onde veio a ideia do seu texto?


A ideia surgiu quando decidi declarar o amor que sinto pela cidade em forma de versos, mas lembrei que eu já tinha muitos poemas homenageando Fortaleza, e decidi que dessa vez escreveria uma crônica, quis expressá-la com bastante sensibilidade, pra que não perdesse a essência poética que gosto de transmitir em tudo que escrevo.
2. Como foi seu processo de escrita?

Adorei o tema; O olhar da gente se misturando com a dimensão de sentimentos, e deixando que o pensamento nos guiasse em cada cenário da cidade, foi um tanto mágico e muito inspirador .


3. Como foi sua experiência em participar do concurso? 

Foi uma experiência maravilhosa,o livro ficou perfeito,os textos diversificados e bem escritos, o evento foi muito bem organizado, os convidados excelentes. Realmente, um momento de incentivo e reconhecimento muito marcante para todos nós escritores contemplados nesta antologia.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena