quinta-feira, 6 de março de 2014

Leituras Compartilhadas - O que é isso?




Oi Gente,

a pedido da Lígia Colares do Way to happiness, vamos conversar sobre o que sejam leituras compartilhadas. Quem não sente falta de alguém para comentar aquele livro quando termina a leitura do mesmo? Quem não sente a maior solidão do mundo quando descobre que poucas pessoas lêem no Brasil e a dificuldade só aumenta se você gosta de livros que ninguém mais gosta? Acredito que todos os leitores já sentiram essa dor alguma vez na vida. Os blogs normalmente são criados exatamente para que haja essa interação entre leitores de perto e mais normalmente de longe. 

Assim, constroi-se no termo Leitura Compartilhada. O processo nada mais é do que uma conversa entre leitores sobre um determinado livro. A escolha pode ser proposta por pela pessoa que organiza ou por votação. 

A ideia inicial das leituras por blogs ou vlogs foi da Juliana Brina do blog e do vlog O pintassilgo (links abaixo). Mas também acontecem essas leituras compartilhadas no Fórum Entre Pontos e Virgulas, onde A Denise Mercedes, que é uma das organizadoras e a idealizadora, sempre nos convida para que debatemos livros lidos em comum. 

E como funciona? No caso da Ju, ela propôs alguns livros em um video e perguntou quem teria interesse em ler as obras junto com ela. As discussões aconteceriam através de videos, no caso dos vlogs, e através de postagens, no caso dos blogs. E no Entre Pontos e Virgulas, há a votação de um livro por mês para leitura e debate, mas também acontecem leituras paralelas na plataforma. É necessário que se inscreva no site para que se possa comentar no fórum. Mas é superfácil, não tem complicação nenhuma. Caso haja interesse em inscrição os links estarão lá em baixo.

Assim, nasceu meu envolvimento em leituras compartilhadas. Assim como vocês, adoro conversar sobre minhas leituras e esse foi o jeito mais envolvente que escolhi para isso. Estou participando da leitura d'O quarto de Jacob, da Virgínia Woolf e d'O Arco e a lira, do Octavio Paz com a Ju e os demais participantes já comentados do post passado. E todo mês tentarei também participar de alguma no Entre Pontos e Virgulas.

Mas esse post também é um convite. Se alguém se interessou e quiser propor uma leitura compartilhada a mim, ficarei muito feliz. Vou procurar colocar sempre no início do mês os títulos que penso em ler naquele mês para que se alguém resolver ler junto comigo, poder me contactar através dos comentários ou do meu email luaisis2704@gmail.com.

E ai? Alguém quer participar dessa nova viagem?

Links Comentados

Blog O pintassilgo (Ju Brina) - http://opintassilgo.wordpress.com/
Vlog O pintassilgo (Ju Brina) - https://www.youtube.com/user/julianabrina
Blog Cem anos de Literatura (Denise Mercedes) - http://cemanosdeliteratura.blogspot.com.br/
Vlog Cem anos de Literatura (Denise Mercedes) - https://www.youtube.com/user/mercedesblog2009



1 comentários:

Unknown disse...

Eu acho bem bacana essas ideias, porque pude perceber que é difícil conversar mesmo tendo o blog. Não há de fato um debate, troca de ideias. É mesmo como um monólogo.
Eu sempre penso que pode ser algo do tipo "entre amigos", uma conversa, mas não é tão simples.

Vou tentar participar do Entre Pontos e Vírgulas e vou observar suas leituras do mês também. :)

Beijo
Rafa
http://sonharnostemposdoagora.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena