domingo, 30 de março de 2014

Leituras Compartilhadas - O Quarto de Jacob - Virginia Woolf 1ª parte




Uma das minhas primeiras vontades ao iniciar o livro O Quarto de Jacob, de Virginia Woolf foi de decifrar Jacob, personagem aparentemente protagonista. Estas serão minhas primeiras observações acerca do livro. E uma das coisas que mais me chamou atenção, foi o silêncio dele. Desde o inicio do livro, Jacob ainda criança é apresentado aos leitores através dos pensamentos e comentários da mãe acerca dele.


Ao longo do romance, percebemos também que as leituras e preferências literárias de Jacob nos dão uma breve ideia de sua precocidade. Uma das passagens mais interessantes foi sua escolha por uma lembrança do Sr. Floyd. “Archer escolheu um cortador de papel, porque não gostava de escolher coisas boas demais; Jacob escolheu as obras completas de Byron em um volume. John, ainda muito jovem para uma escolha apropriada, optou pelo gatinho do Sr. Floyd,...” p.34. O que mostra um Jacob apesar de jovem, nessa passagem me parece que possui uns 7 anos, demonstra bastante decisão e bom gosto.

A estrutura livre do romance nos apresenta uma autora inovadora e genial. Os fatos e as pessoas são apresentadas como a vida real, em flashes que se intercalam sem ordem coerência e ordem cronológica. O tempo usado no romance me deixou tonta durante a leitura. Ainda não consegui ter certeza de que como a autora utiliza o tempo, mas percebo que ela tenta utilizá-lo de uma forma nova, os eventos vão acontecendo sem ordem aparente, mas alguns até surgem de forma simultaneamente.  

A leitura foi demorada, mas não porque não apreciei a leitura, mas pela densidade e da beleza da escrita da Virginia que nos entontece e embriaga durante a leitura.

Adorei as impressões da Jéssica! Vocês podem conferir em http://ofemininodoslivros.blogspot.com.br/search/label/Encontro%20de%20x%C3%ADcaras

Espero impressões de:
-Ju Brina - http://opintassilgo.wordpress.com/
-Olga - https://www.youtube.com/user/olgaelis
-Cintia!


2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, gostei muito da sua impressões sobre os sete primeiros capítulos do livro "O quarto de Jacob"! Lua, não sei se já terminou de ler o livro, mas espero termine, pois o final surpreendente me deixou com o gostinho de quero mais. Estou para postar a segunda parte das impressões do livro e espero que assim que termine podemos trocar figurinhas sobre o livro.
Tenha Ótimas Leituras!

Um Beijo!

Jéssica do blog O Feminino dos Livros

Pedro Allan Portácio de Queiroz disse...

Olá Lua,

ficou bem escrito o texto. Achei legal e interessante a história. Fiquei com vontade de ler. Um beijo amor...!

:D

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena