terça-feira, 11 de março de 2014

Entrevista com Felipe Ximenes - Pescaria


Oi Gente,

vamos conhecer mais um pouco sobre O Pescaria agora pela entrevista com outro integrante, Felipe Ximenes. O início da entrevista está entrevista com Mailson Furtado - Pescaria e O Pescaria - grupo literario de Varjota-ceFelipe Ximenes é escritor (poeta e contista) e acadêmico de Engenharia Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. 



1. Quais os objetivos do grupo?

O Grupo nasceu da vontade de discutir e desenvolver literatura, a princípio os únicos objetivos. Mas com a consolidação da gente como grupo e consequentemente dos propósitos e ideias, temos novas ambições. Almejamos um espaço na Bienal - CE deste ano para a divulgação do Pescaria, nela pretendemos lançar uma antologia de poesias; posteriormente também queremos publicar uma antologia, dos nossos pescadores, em prosa; queremos nos juntar a novos grupos e fortalecer essa corrente em prol da literatura no nosso estado e também difundir a leitura e a escrita em escolas.

 2. Como são os encontros?

Nossos encontros são chamados de Pescas, eles ocorrem semanalmente aos dias de Sábado às margens do rio Acaraú em Varjota(Num balneário particular), Teoricamente no mesmo horário, às 9h 00 da manhã, mas geralmente ocorrem pequenos atrasos. Previamente nos reunimos para nos encaminharmos juntos ao local do encontro. Somos um grupo aberto a quem tiver curiosidade em nos conhecer, nosso foco é basicamente é literatura, mas abrangemos cultura no geral e discutimos desde política, religião até o cotidiano de nós, pescadores (Integrantes do grupo). Em toda Pesca temos um tema proposto na pesca anterior, assuntos relacionados à literatura, ao qual direcionamos estudos, por exemplo, já abordamos movimentos literários e autores, como o Arcadismo e Carlos Drummond de Andrade, respectivamente. Iniciamos nossas pecas com os temas propostos, porém não impede que outros assuntos sejam discutidos dentro desse tema, como de praxe ocorre, com muita descontração e sem um caráter à rigor. Concluindo o tema e os assuntos nele incluídos, nos abrimos à conversa sobre propostas e sugestões ao grupo, como intervenções, exposições e futuros trabalhos. A parte final do encontro consiste num desafio, ao qual nos propomos a escrever de uma maneira antes discutida e de acordo com todos, a partir daí criamos e sorteamos temas entre nós. Essas obras (Peixes) são declamadas e posteriormente postadas no nosso Blog. Findando nossa pesca, escolhemos o tema para semana seguinte e por último uma fotografia com todos os participante

        3. Quem são os membros cativos?

Eu - Felipe Ximenes; Mailson Furtado, Yane Cordeiro; Otávio M. Silva, Erasmo Portavoz; Bruno Trajano; Erineu Ricardo. Além de serem membros assíduos, estão mais incorporados com as questões e projetos do grupo.

        4. Quais os conteúdos publicados no Jornal?

O jornal vem divulgar o movimento cultural do nosso município, Varjota, anunciando futuras intervenções e exposições e agraciando as múltiplas vertentes daqui, como: a dança, o teatro, as artes visuais e a literatura. Temos uma parte reservada especialmente a literatura, a qual obras dos nossos autores são expostas, e agora firmando mais o grupo Pescaria, que é posterior ao jornal, sendo extensão de nossas ideias e trabalho. Também temos uma coluna de indicações, onde sugerimos outros conteúdos, desde livros a programas de TV.

       5. Qual é a regularidade de publicação dele?

Infelizmente o Jornal não tem uma periodicidade, o espaçamento de uma edição para outra é irregular, porém com a essa expansão que o grupo teve em tão pouco tempo, acredito que elas sejam mais frequentes e consigam uma constância.

·        6.  Qual é a importância dele como divulgação do grupo?

O jornal foi o berço do grupo, é dele o batismo, a partir dele as reuniões foram possíveis. O jornal é mais uma maneira de alcançar o público. Ele soma ainda mais peso ao movimento, mesmo conciso, e é ponte fundamental do nosso trabalho que está exposto por completo no blog.

Agradeço muito a oportunidade de conhecer melhor o grupo e principalmente o jornal e a entrevista concedida pelo Felipe Ximenes. Muito em breve, irei conhecer o grupo pessoalmente nas margens do rio Acaraú...


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena